sexta-feira, 22 de maio de 2015

BLOG EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM - FICHAMETO




"A educação sozinha não transforma e dificilmente transformará 
a sociedade, no entanto, sem ela, tampouco 
a sociedade muda (FREIRE, 1970)."

Maria Lúcia Raasch Dias
Edilson Luiz do Nascimento 
Coletânea de Artigos sobre Informática na Educação: Construções em Curso 











A escola é o lugar mais tradicional para aprendizagem e construção do conhecimento e objeto de transformação da sociedade. Por ser um ambiente conservador, a chegada das novas tecnologias faz com que sejam criadas resistências, provocando uma mudança tanto na vida dos alunos como na dos professores.


      Desde a história antiga observam-se várias e significativas mudanças que alteraram o rumo da história, e entre elas a invenção e uso dos computadores pessoais, pois transformaram a informática em um meio de massa para a criação, comunicação e simulação, pois com ele o aluno está modificando o seu processo de aprendizagem.
      Diante de tantas mudanças, podem-se observar como essas novas tecnologias, especificamente o blog, apresenta eficácia no seu uso, uma vez que a comunicação e a educação encontram-se interligados no mundo digital.

      O crescente aumento da utilização de novas ferramentas tecnológicas, como o computador e a Internet na vida social, tem exigido aprendizagens de comportamentos e raciocínios específicos.           Os alunos devem ser incentivados de tal forma que eles aprendam a argumentar com independência. O conhecimento deve ser adquirido de várias formas e o uso da tecnologia, assim como o blog, devem ser inseridos no ensino, para que esse conhecimento seja adquirido de forma mais prazerosa. Os alunos estão desmotivados por adquirirem conhecimento só em sala de aula.
      Levando em consideração a utilização do blog como um recurso no processo de ensino-aprendizagem, haverá efetivamente a ampliação do espaço educacional de professores e alunos, de forma criativa e prazerosa, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

      Não há como ignorar as mudanças que acontecem e acontecerão no processo de ensino-aprendizado causado pelo uso da Internet e dos computadores na vida dos professores e alunos, sempre acrescentando novas formas de escrever (chats, MSN, blogs etc.) e de ler. É importante salientar que a Internet é necessária para a socialização dos alunos na sociedade atual.
Sendo assim, a escola precisa procurar acreditar no potencial da Internet como fonte de pesquisa e como ambiente que propicia novos modos para a construção de cultura e comunidade, direcionando para necessidade de uma revisão dos conceitos tradicionais de texto e autoria e sugerindo a necessidade de novas maneiras de se ler mais livremente os conteúdos desejados.
      Nesse sentido, cabe aos professores utilizar adequadamente essas tecnologias, explorando seu potencial pedagógico, instigando, motivando, desafiando e orientando esse processo de incorporação tecnológica, levando-os a descobrir novos ambientes de ensino e aprendizagem, aumentando a interatividade e a cooperação, gerando assim novas redes de conhecimento.
O professor agora precisa ser um pesquisador virtual.

      Uma das potenciais ferramentas de construção do conhecimento e apoio a aprendizagem significativa é o blog. De acordo com Rodrigues (2008, p. 106), o blog é: “[...] um recurso informal presente na Internet que serve como um espaço para se expressar criatividade e opinião de uma ou mais pessoas” e “(...) o blog pode ser utilizado pelo professor como estratégia de fornecer caminhos para o aprendizado e ampliar a pesquisa em sala de aula”. No site MundoTecno, página que reúne vários conteúdos que englobam tecnologia, Internet e diversão, divulga pesquisa e apresenta dados que colocam o Brasil em 5º lugar entre as nações com maior número de leitores de blogs e 3º entre as que têm mais blogueiros. Considerando 170 milhões
de blogueiros no mundo, 5,9 milhões são brasileiros. Além disso, os dados indicam que o blog é uma das principais formas de expressão atualmente.
      Os blogs, em seu aspecto estrutural da publicação, se apresentam na forma de uma página web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentado de forma cronológica, como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. Esses blocos de textos são chamados de posts. Os posts são acompanhados de data e horário da postagem. Já a discussão e troca de ideias se dão através dos comentários, que podem ser lidos e escritos por qualquer pessoa. Apresentam informações técnicas do autor como: perfil, imagens, enquetes, textos, sites relacionados ao blog ou de interesse do autor.
      O uso do blog tem amplo potencial como recurso pedagógico, pois pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual, onde todos os membros podem agir e interagir, trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse, gerando ambientes colaborativos, além de
uma excelente forma de comunicação entre membros de uma família e amigos (MANTOVANI, 2005).
      Os blogs devem ser utilizados levando em consideração a interação, a cooperação e a colaboração, tendo suporte nas teorias construtivistas e interacionistas, voltadas para a interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento, lembrando que as trocas de experiências interpessoais são importantes elementos para o desenvolvimento dos indivíduos.
      Frente às pesquisas escolares, o blog tem o poder de despertar para a pesquisa, a leitura e a investigação. Com o intuito de ampliar o conhecimento tem-se a consequência natural de uma estrutura de ensino que se dispõe a oferecer aos alunos um pouco mais sobre o que aprendem em sala de aula.
      O uso do blog pode tornar as aulas mais motivantes e produtivas. Em projetos como o da psicóloga Janet Ward Schofield e a educadora Ann Locke Davidson nos quais a Internet foi introduzida no uso dos blogs em sala de aula, observou–se o aumento da motivação e participação prazerosa nas atividades, aumento na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, melhoramento de habilidade de leitura, além da socialização não somente com os alunos da comunidade, mas com o mundo.
      O passo inicial para que o blog seja usado como ferramenta pedagógica, já foi dada por esses professores que por acreditarem no uso do blog como ferramenta pedagógica, lançou a atividade e sempre incentivaram os alunos, mostrando a eles os melhores caminhos a serem seguidos e outras formas de usarem a Internet. O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia a dia de professores e estudantes que têm, no ambiente virtual, uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir ideias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
      De maneira geral, as tecnologias educacionais possuem grandes recursos potencializadores do ensino-aprendizagem dos alunos, mas, por si só, não garantem novas práticas pedagógicas, para isso é necessário que os professores estejam preparados para levar os alunos a agirem de forma crítica e criativa, proporcionando a interação de alunos em situações de aprendizagem e de produção significativa e cooperativa de conhecimentos. Para isso, no futuro, é necessário que todos os professores façam uma capacitação de como usar o blog como recurso pedagógico, com várias propostas de atividades e também como construir o blog para poder ajudar os alunos na hora da construção dos seus blogs.



Um comentário: